• Twitter
  • Technocrati
  • stumbleupon
  • flickr
  • digg
  • youtube
  • facebook

Follow our Network

Projeto Encontros leva cultura aos usuários do metrô

1

Marcadores: , , , , ,

O Projeto Encontros traz atividades culturais e artísticas aos usuários do Metrô.


O projeto tem início em Santa Cecília, escolhida como referência para a ação, mas também será implantado em outras 15 estações. Nesta primeira estação, o espaço cultural conta com biblioteca, revistaria, café/ lounge, espaço para apresentações musicais e de poesia, bem como estrutura para exposições temporárias de fotografia e artes plásticas, painéis para mostras permanentes e telão de cinema para exibição de curta-metragens.



Na área, ainda estão disponíveis telas de LCD com conteúdo cultural e informações de interesse da população, totem multimídia touchscreen interativo e totem móbile. O projeto foi idealizado para aproveitar, de forma plena, todo o potencial das estações do Metrô a fim de estabelecer vínculos com a cidade de São Paulo e sua história.



Nas paredes da estação, foram instalados painéis coma trajetória do bairro, da música e da literatura por meio de fotos, depoimentos e peculiaridades, além de personalidades da região. A literatura está retratada desde Pero Vaz de Caminha, passando pelos principais movimentos literários. Já a história da música popular é mostrada com fotos e textos.



Em Santa Cecília, a biblioteca, inaugurada em maio do último ano, foi reformada para se integrar ao novo espaço, dando continuidade ao programa "Embarque na Leitura". O acervo da estação, que oferece também livros em braile, conta com mais de 2.500 exemplares e quase 2000 sócios cadastrados.



Por meio do totem mobile, o usuário recebe alertas e informações pelo celular via bluetooth quando passar pela estação. Quem não contar com esse recurso poderá se cadastrar para receber, no horário que quiser, por SMS, as informações sobre os assuntos escolhidos. Já o totem multimídia traz um mapa da rede metropolitana de transportes e outros dos arredores de Santa Cecília com um roteirizador.



Também foram instaladas cinco telas LCD no mezanino e oito na plataforma. A grade de programação será composta pela agenda cultural da cidade e informações de utilidade pública, além de s em tempo real sobre a operação do Metrô, trânsito, tempo, temperatura, cotação do dólar, da bolsa e horóscopo.



Um telão de cinema de três metros por 1,8 metro exibirá filmes de até 20 minutos sobre diversidades cultural e social, entre outras. No primeiro domingo de cada mês, haverá sessão especial com cinema falado para deficientes visuais.



As exposições temporárias de fotos e artes plásticas serão mensais, utilizando o cadastro de artistas do Metrô.
As apresentações musicais ocorrerão semanalmente, com artistas profissionais, até a metade do segundo mês. A partir daí, serão duas por semana, com artistas amadores às terças-feiras e profissionais às quintas-feiras, sempre às 18 horas.


As estações ligadas a times de futebol (Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera, Santos-Imigrantes, Portuguesa-Tietê e a futura São Paulo-Butantã) contarão com um memorial permanente sobre a trajetória dos respectivos clubes. Terão vitrines com réplicas de troféus, história dos clubes e um hall da fama para imortalizar os craques dos times.
 
 
Fonte:
Metrô SP

Leia também:
Programação de junho do Projeto Encontros

Comment (1)

E a qualidade do serviço, como anda?

Postar um comentário