• Twitter
  • Technocrati
  • stumbleupon
  • flickr
  • digg
  • youtube
  • facebook

Follow our Network

Especialista fala sobre automedicação

1

Marcadores: , , , ,

Farmacêutico comenta sobre os problemas do uso de medicamentos .
Texto Daniel Reis



O farmacêutico Nélio Ribeiro acredita que os problemas causados pela automedicação serão diminuídos a partir da implementação da Lei que a ANVISA divulgou recentemente.
O controle sobre os antibióticos será maior e por sua vez, terá uma maior eficiência, no que se diz respeito à sua indicação e ao seu uso: "agora teremos menor incidência dos casos em que a bactéria fica resistente ao antibiótico, porque teremos a oportunidade de enfatizar ao usuário a importância no cumprimento das indicações médicas". O não cumprimento dessas orientações já é outro problema, diz Nélio.

Quando questionado sobre a autonomia do farmacêutico para ministrar as doloridas injeções, fora de o ambiente hospitalar Rodrigues afirmou que elas podem ser aplicadas em farmácias normalmente, desde que haja a prescrição médicas.

Sobre os possíveis efeitos colaterais causados por uma injeção, como por exemplo a Novalgina que pode levar à morte se mal administrada, Nélio diz que o profissional farmacêutico deve estar treinado para lidar com situações de emergência, e sempre deve fazer um teste alérgico antes de ministrar qualquer medicamento.

As farmácias e drogarias terão até fevereiro de 2010 para se adequarem à nova lei que determina, somente aos funcionários, acesso direto aos medicamentos. Somente os remédios fitoterápicos, os que não precisarem de receita, os administrados por via dermatológica poderão continuar ao alcance do público. Os demais deverão ficar atrás do balcão.



Leia também:

Saiba o que muda para os profisisonais da área.

Automedicação preocupa a Vigilância Sanitária.

Comment (1)

o profissional farmacêutico deve estar treinado para lidar com situações de emergência,

Postar um comentário