• Twitter
  • Technocrati
  • stumbleupon
  • flickr
  • digg
  • youtube
  • facebook

Follow our Network

Como evitar furtos no trânsito

0

Marcadores: , , , ,

Delegado da região Central de São Paulo aponta medidas que auxiliam na redução de furtos
Texto: Élide Lima e Adriano Santos

Em entrevista com o Delegado Eduardo Luis Ferreira, da 8ª Delegacia da Mooca, onde são feitas as ocorrências da região central e leste da capital, fomos informados que o furto nos congestionamentos da região é comum nos horários de pico, principalmente no final de tarde.

O Delegado não fala em números, mas diz que a maior parte das abordagens criminosas são feitas na parte da tarde e que o alvo mais comum são as mulheres, principalmente as que deixam a bolsa no banco do passageiro.

Ele relata que embora o número de boletins feitos seja alto, muitas vítimas não vão a delegacia quando são furtadas no trânsito.

Para o delegado, a ação criminosa é um problema social, da cidade, do país, e não só da polícia e explica o aumento de furtos na região com a revitalização do bairro da Luz, no centro da capital.

Ele comenta que muitos moradores de rua foram expulsos de lá, mas permanecem nos bairros próximos á região central, como nos Bairros Belém, Bresser e Mooca.

A dificuldade encontrada pela polícia no combate dessas ações no trânsito, segundo o Delegado, é que normalmente os furtos são feitos por menores de idade, que são abordados, levados á mãe e logo retornam às ruas para a prática criminosa.

O Delegado Eduardo Ferreira aponta que a melhor maneira de evitar ser furtado no trânsito é adotar uma postura defensiva, ficar sempre atento e nunca ostentar objetos de valor, como celulares, computadores e relógios e nunca deixar bolsas à mostra.

O delegado nos conta que a ação é rápida e a atividade mais comum é a do quebra vidros, onde os menores jogam contra o vidro do carro um material de cerâmica que faz o vidro quebrar com facilidade.

A boa notícia, segundo o delegado da 8ª DP, é que o uso de armas de fogo diminuiu na capital.

Outra dica para os motoristas, tanto do Delegado Eduardo Ferreira, quanto do Tenente Costa Alves, é o uso de película nos vidros do carro, conhecido como insulfilm, eles afirmam que dificulta a visão dos bandidos para os carros parados.

Lembrando que de acordo com a legislação vigente, a transparência no pára-brisa não pode ser inferior a 75%, apenas nos vidros traseiros é permitido que seja mais escuro, com limite de 28% de transparência.
Motoristas que ultrapassarem esse limites estarão sujeitos a multas de R$127,69, considerada grave no código de trânsito brasileiro.

Comments (0)

Postar um comentário